12 de agosto 2021

Por que controlar o diabetes ajuda a saúde ocular?

O diabetes é uma doença caracterizada pelo índice elevado de glicose no sangue, resultado da baixa capacidade do organismo de produzir e/ou utilizar a insulina. A ausência de controle pode levar a prejuízos oculares, renais e vasculares, por isso sempre vale a pena relembrarmos quais são os cuidados necessários para tentar impedir tais complicações.

Tipos de diabetes

Existem alguns tipos de diabetes, sendo os mais comuns:

Tipo 1: É autoimune, ou seja, o próprio organismo não reconhece mais as células beta do pâncreas, por isso acaba por destruí-las. Para estes casos é necessário realizar aplicação diária de insulina, uma vez que o pâncreas não tem como produzir esse hormônio. Ele é mais comum em crianças e adolescentes.

Tipo 2: Mais comum em pessoas acima dos 40 anos de idade, este é o tipo de diabetes mais comum e, geralmente, está relacionado ao sobrepeso e/ou obesidade. Trata-se do tipo de diabetes em que o nível de glicose no sangue se eleva em decorrência do aumento da resistência à insulina. Ou seja, a insulina produzida pelas células beta do pâncreas não desempenha o seu papel corretamente, que é transportar a glicose de dentro do sangue para as células.

Além desses dois tipos, existe também o diabetes gestacional e o diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA), quando pessoas diagnosticadas com o Tipo 2 desenvolvem um processo autoimune e acabam perdendo células beta do pâncreas.

Diabetes: Quais cuidados devemos adotar?

Nós conversamos com o Dr. Antonio Sergio Leone (CRM-SP 37733), médico oftalmologista, sobre a relação entre cegueira e diabetes e pedimos algumas dicas para nos ajudar na manutenção da saúde ocular.

Visão em Dia – Qual é a importância de controlar a glicemia?
Dr. Antonio – Apesar de a glicemia ser apenas um dos parâmetros de manutenção do Diabetes Mellitus, o controle das taxas da mesma é muito importante para o diagnóstico e acompanhamento do tratamento junto à medicação e dieta orientadas pelo médico endocrinologista.

Visão em Dia – Quais podem ser as complicações para a saúde ocular quando a taxa de glicose está alta?
Dr. Antonio – Na fase aguda, a taxa de glicose elevada no sangue pode causar embaçamento da visão para enxergar de longe. Ao longo do tempo, isso pode causar alterações na microcirculação retiniana, causando processos de sangramentos e formações de vasos irregulares. Isso pode levar ao surgimento de um edema macular diabético e até mesmo evoluir para retinopatia diabética. Ambas as condições podem desencadear a baixa de visão e cegueira. 

Visão em Dia – Todo e qualquer tipo de diabetes pode levar ao surgimento da retinopatia diabética?
Dr. Antonio – Sim, principalmente se o paciente já convive com o problema há muito tempo. 

Visão em Dia – Quais exames diagnosticam a Retinopatia Diabética?
Dr. Antonio – A avaliação realizada pelo médico oftalmologista é bastante complexa, mas posso resumir que realizamos o diagnóstico, principalmente, observando o fundo do olho e utilizando equipamentos que permitem uma visão em grande ângulo a dilatação das pupilas. 

Visão em Dia – Quais são os comportamentos que o paciente pode adotar para controlar a glicemia?
Dr. Antonio – O protocolo de controle metabólico, principalmente da glicemia, consiste sempre em três fatores primordiais:

1. Acompanhamento da dieta e do peso corpóreo;
2. Atividade física (dentro dos limites e capacidades de cada um);
3. Quando necessário, uso de medicamentos adequados para cada caso – sempre acompanhados por um especialista e, se possível, equipe multidisciplinar;
4. Avaliação ocular periódica, principalmente quem já apresenta diabetes. A detecção precoce de alterações na retina permite o tratamento das mesmas e pode ajudar na prevenção da perda visual no decorrer da evolução da doença.

Visão em Dia – Qual mensagem o doutor poderia deixar para alertarmos os pacientes sobre a possibilidade de perda total da visão em decorrência da retinopatia diabética?
Dr. Antonio – No momento, a retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo. O controle adequado do diabetes mellitus é fundamental para evitarmos o surgimento de complicações oculares, vasculares e renais durante a evolução da doença.

 

Os conteúdos disponíveis no portal Visão em Dia têm a intenção de informar sobre a saúde ocular. A consulta com o profissional de saúde é fundamental e imprescindível para eventual diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente.

Artigos relacionados:


Visite regularmente
seu oftalmologista

Você precisa de um especialista?