Visão em Dia

Os olhos são grandes responsáveis pelas
experiências que temos ao longo de nossas
vidas, e para mantê-los saudáveis alguns
cuidados são necessários.

Sociedade pode opinar sobre incorporação de tratamento para edema macular diabético no SUS

A inclusão de tecnologias para o tratamento de doenças no Sistema Único de Saúde (SUS) é efetivada após uma completa análise feita pela CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde). Uma das etapas deste processo de avaliação é chamada de Consulta Pública, quando a sociedade é convidada a contribuir com suas experiências e opiniões sobre o tema.

No dia 15 de setembro de 2020, foi aberta uma Consulta Pública para avaliar a incorporação no SUS de novo tratamento para edema macular diabético após resposta insuficiente à terapia prévia.

Saiba como participar:

- Ter mais de 18 anos e possuir CPF;
- Preencher todos os campos do formulário no site. A ausência de qualquer informação pode anular todo o documento;
- Clicar em GRAVAR para submeter a contribuição;
- O último dia para participar é 5 de outubro de 2020;
- Responder à pergunta sobre a recomendação da CONITEC (que inicialmente foi não favorável à incorporação do tratamento em primeira instância), sabendo que:

Para contribuir com sua experiência, clique aqui.

Saiba mais sobre edema macular diabético

A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes que pode ser imperceptível em seus estágios iniciais, mas que se não for tratada em tempo, pode levar à cegueira irreversível. Ela afeta cerca de uma em cada três pessoas que apresentam diabetes, sendo a principal causa de perda de visão e cegueira em pessoas com idade entre 20 e 65 anos¹. Já o edema macular diabético é uma complicação potencial da retinopatia diabética e afeta, atualmente, mais de 28 milhões de diabéticos no mundo¹.

Por que participar de uma Consulta Pública?

Compartilhar sua experiência é uma das formas de ajudar as pessoas que estão a sua volta. Os pacientes sempre têm algo a dizer sobre suas experiências com a doença e seus tratamentos. Esta é uma oportunidade para compartilhar sua opinião.

Além disso, informações baseadas na experiência dos pacientes contribuem para os processos de avaliações de tecnologias em saúde e podem ser úteis na conscientização da sociedade sobre o impacto de uma doença e a necessidade de prevenção e tratamento eficazes.

Como é feita a adição de tecnologias em saúde no SUS?

Para compreender como funciona a incorporação de tecnologias na área da saúde – especificamente no SUS –, o Ministério da Saúde desenvolveu um guia completo, onde descreve o funcionamento e o objetivo de cada fase. E o principal: o material mostra como o cidadão pode se envolver para ajudar ativamente em decisões que impactam toda a população. Você pode acessá-lo aqui.


 

O texto acima possui caráter exclusivamente educativo.

 

Texto publicado em 18/09/2020

 

Referência
- Diabetic Macular Edema (DME)  - https://idf.org/54-our-activities/562-diabetic-macular-edema-dme.html

Visite regularmente seu oftalmologista

Precisa de oftalmologista?

Encontre um médico aqui.

Teste de Amsler

Faça a auto avaliação da mácula.

Clique aqui

Médicos

Acesse aqui o Portal Oftalmo.

Clique aqui
Apoios