Visão em Dia

Os olhos são grandes responsáveis pelas
experiências que temos ao longo de nossas
vidas, e para mantê-los saudáveis alguns
cuidados são necessários.

Abril Marrom: Combate à cegueira em tempos de Covid-19

Publicado em 08/04/2020

Desde 2016, o mês de abril passou a ter um papel bastante importante quando falamos em saúde ocular. Isso porque o período foi definido como o Mês de Prevenção e Combate aos Diversos Tipos de Cegueira – Abril Marrom. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) , pelo menos 2,2 bilhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira. Este ano, especificamente, o cuidado ocular deve ser associado a outros comportamentos – não só pela saúde dos olhos, mas também pelo contexto do contágio da Covid-19 (coronavírus).

Abril Marrom: Como tudo começou

O projeto Abril Marrom surgiu em 2016, pelas mãos do Dr. Suel Abujamra (in memoriam), também doutor em oftalmologia e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O especialista escolheu abril porque o Dia Nacional do Braile é comemorado no mesmo mês, em 08 de abril. Já o marrom foi escolhido por ser a cor da íris da maioria dos brasileiros, lembrando que ela é responsável por controlar a entrada de luz em nossos olhos.

Desta forma, o objetivo do Abril Marrom é conscientizar a população sobre os cuidados necessários para a manutenção da saúde ocular e da prevenção da perda visual.

Prevenção da cegueira em tempos de covid-19

De acordo com a OMS¹, dentre as condições oculares comuns que podem comprometer a visão (incluindo cegueira) estão a Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI), catarata, opacidade da córnea, retinopatia diabética, glaucoma, erros de refração e tracoma.

Em relação ao glaucoma, o relatório mais recente da OMS¹ mostra que este ano serão 76 milhões de pessoas (entre 40 e 80 anos) com a doença. O número é bastante expressivo e reforça a necessidade de não descuirdamos mesmo em meio à pandemia de coronavírus. Por isso, o nosso foco neste mês em torno do Abril Marrom está especialmente baseado no alerta sobre o glaucoma e seu contexto de cuidados durante as restrições de locomoção e de quarentena.   

Para reforçar isso e contribuir com a conscientização, a Sociedade Brasileira de Glaucoma elaborou um material informativo² com as principais orientações para portadores de glaucoma em tempos de covid-19:

1. Lavar bem as mãos antes de instilar o(s) colírio(s);
2. Evitar sair de casa para comprar seus colírios ou qualquer medicação. Dê preferência ao serviço de entrega em domicílio das farmácias para não se expor desnecessariamente;
3. Seguir os horários estabelecidos pelo seu médico oftalmologista para aplicação das medicações;
4. A pressão intraocular (PIO) NÃO costuma apresentar variações significativas em um curto espaço de tempo em pacientes em uso regular dos colírios. Sendo assim, NÃO existe necessidade de pronto atendimento somente para medir a pressão ocular. Fique em casa;
5. Até o momento, NÃO existem evidências de que os colírios utilizados para o tratamento do glaucoma possam influenciar na infecção pelo coronavírus;
6. Lembrando que tudo é muito novo, também NÃO existem evidências até o momento de que as medicações utilizadas para o tratamento da infecção pelo coronavírus possam influenciar na evolução do glaucoma;
7. Manter o uso regular de todos os colírios que compõe o seu tratamento;
8. Cuidar bem da sua saúde em geral. O bom controle do diabetes, da pressão arterial, entre outros, é essencial neste momento.

Se surgir alguma dúvida sobre sintomas ou até mesmo sobre o seu próprio tratamento, consulte o seu médico oftalmologista. Para garantir o suporte aos pacientes em isolamento, o Conselho Federal de Medicina aperfeiçoou a eficiência dos serviços médicos prestados e, excepcionamente nesse período de COVID-19, os especialistas podem realizar o atendimento à distância.

 

O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.

 

 

Referências
¹WorldReportOnVision 2019 disponível aqui: https://www.who.int/publications-detail/world-report-on-vision
²Material informativo da Sociedade Brasileira de Glaucoma disponível aqui: https://www.sbglaucoma.org.br/newsletter/2020/03-23/2020-03-23-sbg-newsletter-glaucoma-orientacao-covid19.pdf

Visite regularmente seu oftalmologista

Precisa de oftalmologista?

Encontre um médico aqui.

Teste de Amsler

Faça a auto avaliação da mácula.

Clique aqui

Médicos

Acesse aqui o Portal Oftalmo.

Clique aqui
Apoios