A visita ao oftalmologista deve acontecer apenas quando surge algum incômodo na visão.

Visitar o especialista anualmente ajuda a prevenir doenças oculares que apresentam sintomas silenciosos, como é o caso do glaucoma – doença que pode promover cegueira irreversível.

Diabetes pode causar cegueira.

O aumento de glicose no sangue gera lesões progressivas na retina, fazendo com que a visão fique embaçada ou desapareça por completo, levando à cegueira. Consultar o oftalmologista regularmente, controlar o diabetes e realizar os tratamentos indicados é o meio mais efetivo de prevenir a cegueira.

A hipertensão é fator de risco para o desenvolvimento de glaucoma.

Não há relação entre pressão alta e o desenvolvimento do glaucoma. Alguns dos fatores de risco para a doença são: idade mais avançada (a partir dos 40 anos), diabetes, miopia, afrodescendência e hereditariedade.

O glaucoma pode cegar.

Uma das consequências da doença é a perda progressiva do campo de visão que, sem o tratamento adequado, pode evoluir para a cegueira total.

A cegueira causada pelo glaucoma tem cura.

Ainda não há tratamento disponível que reverta os prejuízos causados pelo glaucoma. Por isso, é importante a realização de exames periódicos que auxiliem na detecção precoce da doença e permitam tratamentos para interromper sua evolução.

O paciente que apresenta pressão intraocular alta precisará usar colírio para sempre.

Assim como outras doenças crônicas que devem ser controladas, com a pressão intraocular (PIO) alta não é diferente. Seu aumento está diretamente ligado ao desenvolvimento do glaucoma e o uso de colírios adequados é um dos meios eficazes para impedir seu avanço. É imprescindível uma consulta médica prévia para diagnóstico adequado.

Manter um peso saudável ajuda a saúde dos olhos.

Pessoas acima do peso ou obesas apresentam maior probabilidade de desenvolver diabetes e outras doenças que podem interferir na visão.