20 de setembro 2018

Hábitos de vida saudável que podem trazer benefícios para a saúde ocular

Como qualquer parte do nosso corpo, os olhos também exigem cuidados para manter a saúde da nossa visão em dia ao longo de toda a vida. Por isso, além da consulta regular com o médico oftalmologista e da alimentação equilibrada, a prática frequente de atividade física pode ser integrada à rotina.

“Os exercícios ajudam na prevenção de doenças como um todo, inclusive doenças sistêmicas que podem desencadear problemas mais sérios, como retinopatia diabética e doença macular relacionada à idade (DMRI), que podem levar à perda total de visão”, explica o oftalmologista Dr. Eduardo Martines (CRM-SP 56752).

No caso das doenças oculares citadas acima, fatores como diabetes, hipertensão e colesterol alto estão entre os agentes que contribuem para o seu desenvolvimento. O diabetes está diretamente ligado à retinopatia diabética, enquanto que o alto colesterol e a hipertensão podem contribuir no desencadeamento da DMRI. Desta forma, ao praticar atividades físicas que ajudam a controlar estes fatores, evitamos as consequências ligadas a eles.

Seja na academia ou ao ar livre, todo tipo de exercício é bem-vindo, por isso o oftalmologista nos dá algumas dicas de cuidados necessários para proteger os olhos na hora da atividade física e fala sobre a importância dos óculos em algumas modalidades:

  • Bicicleta: Fazer o exercício ao ar livre é excelente, mas usar óculos apropriados é indicado porque o impacto do vento nos olhos pode machucar;
  • Natação: A água das piscinas apresenta diferentes níveis de PH, além disso pode conter impurezas pelo grande fluxo de pessoas. Lembrar dos óculos de natação durante as aulas é um excelente meio para evitar irritação ocular;
  • Importante! Lembrar de não expor suas lentes de contato a água enquanto você as estiver usando. Caso suas lentes sejam submersas em água, você deverá descartá-las e substituí-las por novas lentes, logo após o uso.
  • Caminhada/corrida: Ao fazer exercícios a céu aberto, ficamos suscetíveis aos raios UVA e UVB, que podem acelerar o desenvolvimento de doenças como a catarata e a DMRI. Não esqueça de se proteger com óculos de sol, boné e protetor solar.

De forma geral, pode haver restrição à prática de atividades físicas no pós-operatório de cirurgias oculares. “Depois de uma cirurgia de catarata, glaucoma ou descolamento de retina, o ideal é ficar em repouso absoluto e retomar as atividades apenas após liberação médica”, orienta Dr. Eduardo.

Se você apresenta alguma doença ocular, converse com o seu médico oftalmologista e tire suas dúvidas antes de praticar algum exercício.  

O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.

Artigos relacionados:


Visite regularmente
seu oftalmologista

Você precisa de um especialista?