Visão em Dia

Os olhos são grandes responsáveis pelas
experiências que temos ao longo de nossas
vidas, e para mantê-los saudáveis alguns
cuidados são necessários.

Hábitos de vida saudável que podem trazer benefícios para a saúde ocular

Publicado  em 20/09/2018

Como qualquer parte do nosso corpo, os olhos também exigem cuidados para manter a saúde da nossa visão em dia ao longo de toda a vida. Por isso, além da consulta regular com o médico oftalmologista e da alimentação equilibrada, a prática frequente de atividade física pode ser integrada à rotina.

“Os exercícios ajudam na prevenção de doenças como um todo, inclusive doenças sistêmicas que podem desencadear problemas mais sérios, como retinopatia diabética e doença macular relacionada à idade (DMRI), que podem levar à perda total de visão”, explica o oftalmologista Dr. Eduardo Martines (CRM-SP 56752).

No caso das doenças oculares citadas acima, fatores como diabetes, hipertensão e colesterol alto estão entre os agentes que contribuem para o seu desenvolvimento. O diabetes está diretamente ligado à retinopatia diabética, enquanto que o alto colesterol e a hipertensão podem contribuir no desencadeamento da DMRI. Desta forma, ao praticar atividades físicas que ajudam a controlar estes fatores, evitamos as consequências ligadas a eles.

Seja na academia ou ao ar livre, todo tipo de exercício é bem-vindo, por isso o oftalmologista nos dá algumas dicas de cuidados necessários para proteger os olhos na hora da atividade física e fala sobre a importância dos óculos em algumas modalidades:

De forma geral, pode haver restrição à prática de atividades físicas no pós-operatório de cirurgias oculares. “Depois de uma cirurgia de catarata, glaucoma ou descolamento de retina, o ideal é ficar em repouso absoluto e retomar as atividades apenas após liberação médica”, orienta Dr. Eduardo.

Se você apresenta alguma doença ocular, converse com o seu médico oftalmologista e tire suas dúvidas antes de praticar algum exercício.  

O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.

Visite regularmente seu oftalmologista

Precisa de oftalmologista?

Encontre um médico aqui.

Teste de Amsler

Faça a auto avaliação da mácula.

Clique aqui

Médicos

Acesse aqui o Portal Oftalmo.

Clique aqui
Apoios