Visão em Dia

Os olhos são grandes responsáveis pelas
experiências que temos ao longo de nossas
vidas, e para mantê-los saudáveis alguns
cuidados são necessários.

5 dicas para cuidar bem da saúde ocular durante as estações quentes

Publicado em 07/02/2018

Com os termômetros registrando o aumento das temperaturas, é hora de prestar atenção na saúde ocular e tomar alguns cuidados extras. Passeios em parques, praias, piscinas, exposição ao sol, alto índice de poluição, coceira nos olhos...Tudo isso pode desencadear problemas oculares, por isso separamos algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar as estações quentes sem imprevistos.

1. Proteja os olhos dos raios ultravioletas

Não é só a pele que precisa de proteção contra eles, seus olhos também necessitam de proteção contra o sol.  Usar boné/chapéu é uma medida simples que fornece uma proteção adicional, mas os óculos escuros (de sol) ainda são a melhor opção para bloquear a ação dos raios UVA e UVB. Vale ressaltar que a maioria de nós toma precauções para proteger os olhos em dias de sol, mas os raios UV também podem ser prejudiciais em dias nublados. Evitar que os raios incidam diretamente em nossos olhos auxilia na prevenção de doenças como catarata, degeneração macular, pterígio, entre outras.

2. Beba bastante água

Nós já explicamos que a água é benéfica para ajudar a manter a superfície ocular lubrificada, mas durante as estações quentes esse cuidado deve ser redobrado - uma vez que nosso organismo transpira mais, nós precisamos repor o líquido que perdemos. Por isso, não deixe de beber bastante água ao longo do dia!

3. Cuidados na água de piscina ou no mar

O contato dos olhos com a água do mar ou da piscina pode provocar irritação ocular e vermelhidão. Caso você apresente esses sintomas, faça compressa fria com água filtrada (ou mineral) durante alguns minutos e peça ao seu oftalmologista para prescrever lubrificantes oculares, evitando olhos vermelhos no final do dia.

4. Higienize seus olhos corretamente

Cuidar da higiene ocular deve ser um hábito diário. Pelo menos uma vez por dia, dedique um tempo para higienizar a área em volta dos olhos, como as pálpebras, cílios e os cantos, removendo as impurezas e secreções, a fim de evitar coceira, irritação ou até mesmo uma conjuntivite indesejada. O ideal é que a limpeza seja feita com um produto de limpeza apropriado para esta região.

5. Consulte o oftalmologista

Mesmo com todos os cuidados, irritações ou alergias oculares podem causar preocupações. Ao notar vermelhidão, inchaço, coceira frequente ou outro sintoma, visite o seu oftalmologista o quanto antes para o diagnóstico correto e tratamento adequado.

Agora que você já sabe como cuidar da saúde dos seus olhos é só aproveitar os dias ensolarados! Faça a sua parte e desfrute de bons momentos ao lado de seus amigos e familiares.

O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.

Visite regularmente seu oftalmologista

Precisa de oftalmologista?

Encontre um médico aqui.

Teste de Amsler

Faça a auto avaliação da mácula.

Clique aqui

Médicos

Acesse aqui o Portal Oftalmo.

Clique aqui
Apoios