Visão em Dia

Os olhos são grandes responsáveis pelas
experiências que temos ao longo de nossas
vidas, e para mantê-los saudáveis alguns
cuidados são necessários.

5 dicas para manter seus olhos hidratados

Publicado em 26/07/2017

 

Seja no verão, seja no inverno, o cuidado com a saúde ocular deve ser constante. E neste quesito, a hidratação é sempre fundamental.

Dr. José Álvaro Pereira Gomes (CRM-SP 66306), membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e presidente da Associação de Portadores de Olho Seco (APOS), explica que “a hidratação é essencial porque promove a limpeza, a nutrição e a proteção dos olhos, podendo ser realizada diariamente”. Para mostrar como atitudes simples podem fazer a diferença, o especialista dá algumas dicas de como lubrificar os olhos:

1.    Pisque
Parece bobagem, mas ao ler um livro, ficar em frente a uma tela de celular, tablet ou computar, muitas pessoas se esquecem de piscar – pelo menos como deveriam. O ideal é piscarmos, em média, oito a dez vezes por minuto, porque neste gesto simples ajudamos na lubrificação natural dos olhos. Mas, nas atividades citadas anteriormente, costumamos piscar duas ou três piscadas por minuto, favorecendo o olho seco.  

2.    Beba água
A água é um elemento benéfico para todo o corpo e isso também inclui os olhos. Ela é o elemento mais importante para o filme lacrimal (lágrima), responsável pela hidratação da superfície ocular. 

3.    Higienize seus olhos diariamente
Limpar os olhos e cílios de manhã é um excelente jeito de começar o dia. Para os olhos, soro fisiológico sem conservante é suficiente, e para os cílios o indicado é usar xampu neutro diluído ou algum produto específico – o que evita o acúmulo de gordura e melhora uma das camadas da lágrima.

4.    Use colírios hidratantes
Ficar muito tempo exposto a ambientes com ar condicionado, poluição ou trabalhar muitas horas seguidas no computador contribuem para a evaporação das lágrimas. Para auxiliar na reposição da hidratação, existem colírios compostos por carboxmetilcelulose que podem ser utilizado até seis vezes por dia. Em caso de necessidade da utilização de colírios lubrificantes com maior frequência, deve-se preferir utilizar colírios sem conservantes.

5.    Consulte o oftalmologista regularmente
Nossos olhos podem dar sinais silenciosos de problemas que apenas o oftalmologista consegue identificar. Por isso, fazer consultas anuais com o médico é importante para prevenir e tratar qualquer doença. “Poucas pessoas sabem, mas visão turva, fadiga ocular e dor de cabeça podem ser sinais de estresse ocular, também provocado pela falta de hidratação dos olhos, que podemos identificar no consultório com exames que avaliam a quantidade e a qualidade da lágrima”, reforça o especialista.

 

O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.

Visite regularmente seu oftalmologista

Precisa de oftalmologista?

Encontre um médico aqui.

Teste de Amsler

Faça a auto avaliação da mácula.

Clique aqui

Médicos

Acesse aqui o Portal Oftalmo.

Clique aqui
Apoios