Alergia Ocular

Simulação da imagem com Alergia Ocular

A alergia ocular, também conhecida como conjuntivite alérgica, é a inflamação da conjuntiva, membrana que recobre o olho quando entra em contato com partículas presentes no ar.

Ela é mais comum em pessoas que sofrem de outros tipos de alergia em outras partes do corpo, como rinite, bronquite asmática ou dermatite. Estima-se que 15% a 20% da população mundial tem este tipo de alergia.

Ao contrário da conjuntivite viral ou bacteriana, ela não é transmissível de um indivíduo para outro.

Causas

A alergia ocular pode ser desencadeada pelo contato com resquícios de alguns elementos presentes no ar, como poeira doméstica, mofo, pelos de animais, poluição, pólen de plantas. Também pode ser causada pelo mal-uso ou higienização incorreta de lentes de contato.

Sintomas

Dentre os sintomas mais comuns estão:

Tratamento

• Após uma avaliação pelo médico oftalmologista e sendo diagnosticado conjuntivite alérgica, o tratamento indicado é o uso de colírios antialérgicos para conter a alergia e colírios lubrificantes para alívio dos sintomas. Faz-se necessário a identificação do fator desencadeante da alergia com a finalidade de tentar evitar o contato com o mesmo.

Prevenção

  • Manter os ambientes livres de pó;
  • Evitar a formação de bolor, deixando os ambientes arejados;
  • Evitar coçar os olhos, pois estimula mais a alergia;
  • Lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel quando não estiver em local em que se possa lavar as mãos;
  • Evitar contato direto com pelo de animais e plantas, se estes forem identificados como o fator desencadeador do quadro alérgico.

Visite regularmente seu oftalmologista

Precisa de oftalmologista?

Encontre um médico aqui.

Teste de Amsler

Faça a auto avaliação da mácula.

Clique aqui

Médicos

Acesse aqui o Portal Oftalmo.

Clique aqui
Apoios